Associação de Cerâmica Criativa Contemporânea

sábado, 15 de dezembro de 2007

Três ceramistas caldenses seleccionados para a Bienal de Aveiro

Os ceramistas locais Ana Sobral, Carlos Enxuto e Mário Reis têm obras presentes na Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro.
Nesta oitava edição do evento estão presentes 102 obras de 83 artistas - nacionais e estrangeiros (Alemanha, Brasil, Bulgária, Colômbia, Cuba, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Itália, Roménia, Sérvia, Singapura e Ucrânia).

Ana Sobral tem visto as suas peças serem seleccionadas desde 1997.
Este ano propôs um vestido e uns sapatos de cerâmica. Para esta autora participar neste tipo de eventos “é muito importante” pois ser seleccionada funciona como “uma espécie de certificado de qualidade do nosso trabalho”. Actualmente a ceramista que vive e trabalha na Foz do Arelho dá resposta às encomendas de clientes do Porto e de Guimarães.Mário Reis e Carlos Enxuto estão representados pela primeira vez.

Para o primeiro Aveiro é neste momento “a capital da cerâmica”.
E por isso está muito satisfeito pela sua instalação de 12 cubos em cerâmica ter sido seleccionada. Para este autor é o culminar de um ano “muito bom” pois para além de ser um dos autores presentes na galeria Osíris, tem trabalhos também nas Gaeiras, em Óbidos e em Lisboa.

Carlos Enxuto está presente com uma peça relacionada com o mar. Também este ceramista que vive e trabalha nas Caldas está satisfeito por ter o seu trabalho em Aveiro até porque esta iniciativa “ultrapassa mesmo as fronteiras europeias, pois há autores de todo o mundo”. Com a participação neste evento espera que a sua obra possa ganhar “outra visibilidade”. Além da Osíris, Carlos Enxuto também está a participar na exposição de presépios patente nas Gaeiras e não tem mãos a medir pois as encomendas natalícias “são mais que muitas”. Grande parte dos seus clientes, (individuais e empresas) são de Lisboa.

O vencedor da última Bienal, Heitor Figueiredo, artista convidado deste ano, está presente com uma exposição, "Razões", composta por 38 obras e 15 pequenos quadros com fragmentos de cerâmica. Heitor Figueiredo foi um dos ceramistas presentes na Feira de Cerâmica Contemporânea de S. Martinho e na exposição ibérica que esteve no Centro de Artes nas Caldas da Rainha.

Os vencedores da oitava edição deste concurso internacional foram a ceramista da Sérvia, Jasmina Pejici, com a obra "Growing". O segundo lugar foi para Santa Rita, ceramista português que viu distinguidas as suas instalações “Ovos” e “Raízes” e em terceiro lugar ficou Ricardo Casimiro com “Romance de Cordel em 27 capítulos”. O primeiro autor nacional é artista frequente no certame dedicado à cerâmica contemporânea de S. Martinho e o segundo esteve este ano com uma exposição no Museu de Cerâmica.

Do júri fizeram parte Pedro Matos Fortuna, Francisco Laranjo, João Carqueijeiro e Ana Maria Senos. Das 201 obras de 129 artistas, enviadas a concursos, apurou nas triagens efectuadas, 102 obras de 83 artistas, de 15 países.
A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro deste ano é acompanhada de outras exposições, nas galerias de arte da cidade, igualmente dedicadas à cerâmica artística.

Este certame está patente no Parque de Exposições de Aveiro, até 30 de Dezembro e pode ser visitado de Domingo a Sexta-feira, das 14 às 19 horas e aos sábados, das 15 às 22 horas (excepto dias 24 e 25 de Dezembro). A entrada custa um euro, no entanto os estudantes e idosos pagam 50 cêntimos. Este ano há visitas guiadas por alunos finalistas do curso de Engenharia Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro. Gazeta das Caldas - Online

Sem comentários:

Enviar um comentário

Receber a actualidade do blogue via email

O seu email:

» Para subscrever a todas as nossas actividades aqui

Arquivos do blogue

Colectivo - Quem somos - Eventos - Membros

Colectivo Três Cês promover a Cerâmica Contemporânea de autor.